quarta-feira, 30 de julho de 2008
Dancing Strings (dia 14)
"Os Dancing Strings embalam ao som vibrante e dinâmico dos instrumentos acústicos e nos envolvem na dança de timbres e ritmos através das suas melodias originais de mazurkas intimistas, valsas assimétricas, bourrées estonteantes, círculos swingados, polskas poderosas e muitas outras danças de origem europeia."
Farra Fanfarra (dia 13)
Eu queria tentar explicar o que vai acontecer durante este espectáculo... mas é impossível, por isso retirei o seguinte do myspace dos Farra Fanfarra "Desde os tempos da idade da pedra que a Farra Fanfarra abana o globo terrestre até as fronteiras se transformarem numa confusão de ritmos e cores enebriantes.", acho que perceberam...
Uma coisa temos certa, alegria e boa disposição!
Vale a pena visitar:
Oficinas de dia 12
Como era de esperar, a organização da Planície Mediterrânica não gosta de ver o pessoal parado, por isso, durante os 3 dias do festival vão ocorrer oficinas e workshop`s para ocupar os tempos mortos.
No primeiro dia podemos contar com:
Oficina de Dança do Ventre - com a bailarina dos Triatriaba.
Pelas 18h, no Fórum Municipal.
Oficina de Danças Alentejanas - com Liliana Araújo.
Pelas 19h, no Fórum Municipal.
terça-feira, 22 de julho de 2008
Med´Set (dia 12)
"É uma produção original do Festival SSSL, com a direcção musical do maestro argelino, Akim el Sikameya e com a participação de 7 grandes artistas representativos das diversas culturas mediterrânicas dos Países do Festival Sete Sóis Sete Luas. É um projecto que nasceu do desejo conjunto de um artista e do Festival Sete Sóis Sete Luas de dar nova vida, utilizando a música, à ideia da cultura mediterrânica que é comum a todos os povos deste mar... e mais forte do que todas as divisões políticas. “Antes de ser português, andaluz, argelino, italiano, grego ou valenciano... nós somos mediterrâneos”. Com a participação de Akim el Sikameya (Argélia), Mara Aranda (Valência), Rita Botto (Sicília), Custodio Castelo (Portugal), Marco Fadda (Itália), Vasilis Papageorgiou (Epirus), Riccardo Tesi (Toscana)."
7SóisOrkestra (dia 14)
"Esta produção original, idealizada pelo Festival SSSL, conta com a participação de 7 prestigiados artistas provenientes das mais diversas culturas musicais enraizadas nos países da Rede Sete Sóis Sete Luas. Os vários espíritos do mediterrâneo reúnem-se na 7SóisOrkestra, sete artistas, provenientes da Andaluzia, de Marrocos, de Israel, de Portugal e da Itália, com a direcção musical a cargo do poli-instrumentista Stefano Saletti (líder da “Piccola Banda Ikona) e a participação da fadista Margarida Guerreiro (Portugal), do violinista Jamal Ouassini (Marrocos), do flautista Eyal Sela (Israel), do guitarrista de flamenco Miguel Angel Ramos (Andaluzia), do baixista Mario Rivera (Sicília) e do percussionista Massimo Cusato (Calabria). O repertório da 7SóisOrkestra harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos já editados, dos diversos países."
Podem saber mais sobre este grupo em:
Xeremiers de Son Roca (dia 13)
"Os Xeremis de Son Roca, histórico grupo das ilhas Baleares, liderado por Tomeu Camps e Pere Joan Martorell, apresenta um reportório de uma tradição musical com mais de 100 anos de história, difundindo estas antigas melodias. o já exibiu-se com grande êxito em muitos Países (há pouco tempo também no Central Parque em Nova York) e vai realizar uma parada de rua utilizando as características gaitas, flautas com três foros acompanhados por tambores e outras percussões."
in revista: Festival Sete Sóis Sete Luas
Samira Kadiri & Arabesque (dia 13)
"Samira Kadiri, uma das cantoras mais interessantes da nova geração do Norte de Marrocos, residente na cidade de Tetouan, apresenta "Perfum dos jardins andaluzes", um original espectáculo cujo repertório se inscreve na tradição da música andaluza - maghrebina: ala, gharnatie malouf, mouwachahat."
In revista: Festival Sete Sóis Sete Luas
Embora não tenha arranjado melhores imagens aqui vos deixo, esta entrevista:
Assurd (dia 13)
"Tammurriate, tarantelas, serenadas, danças... as "Assurd" têm um objectivo simples e preciso: reavivar as tradições do canto, da música e da dança do Sul de Itália, que se estende de Nápoles à Lecce. No palco, não é apenas um concerto, toda a atmosfera de exibição conduz o público a uma festa, a um espectáculo de emoções e de vida!"
In revista: Festival Sete Sóis Sete Luas
Aqui podem ver um pouco do que vos espera neste concerto:
segunda-feira, 14 de julho de 2008
TAMBORILANDO
TAMBORILANDO é uma peça de teatro destinada às crianças, dos 4 meses ao 6 anos
É uma peça da companhia de teatro AGORAteatro, que pode ser vista dia 14 às 11h00.
O local ainda está por definir.
AQUI PODE VER UM POUCO DA PEÇA http://youtube.com/watch?v=iygQbWbvV-Y
Escultura em Pedra.
Dia 12 de Setembro, para além da abertura da exposição "O Exército de Terracota" de Giuliano Ghelli, vai também ser inaugurada uma exposição, pelo Centro Internacional de Escultura.
Esta exposição de "Escultura em Pedra", estará espalhada pela Rua D. AfonsoI.
(imagem não é referente à exposição)
"A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo". (Guizot , François)
Como todos os anos, a música é o "prato" forte do festival. Ao longo de todas as edições temos recebido grupos oriundos de vários pontos do Mediterrâneo, este ano não vai ser excepção.
Já agendados, contamos com a presença de sete grupos, que se vão dividir pelos três dias do festival.
Dia 12 vamos ter a presença dos Ganhões de Castro Verde e dos Med`Set, no Cine-teatro Municipal, seguidos de dois concertos/baile, na tenda marroquina, no Largo do Padrão, com os Mazurka Band (Portugal) e os Triatriba (Sicília).
No dia seguinte, a noite vai ser longa, pelo Cine-teatro, onde podemos assistir a dois concertos, Samira Kadiri & Arabesque (Marrocos)e as Assurd (Nápoles - Itália), já na tenda marroquina, temos um concerto/baile com a participação da Farra Fanfarra.
A última noite vai ser animada com as Camponesas de Castro Verde um espectáculo musical, no Cine-teatro Municipal, pela 7Sóis Orquestra.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
"Exercito de Mulheres" em Castro.
Em 2007 tivemos pelas ruas de Castro uma exposição de fotografia, de Oliviero Toscani (antigo director de arte da Benetton), com a mostra fotográfica “Hardware + Software = Burros".
Este ano, com inspirações no exército de terracota de X’ian, na China, vamos ter uma exposição de Giuliano Ghelli, “um dos maiores sonhadores da pintura italiana”(segundo a crítica mais prestigiada). Graças à sua imaginação, criou um "exército de mulheres", com aproximadamente, 60 fascinantes bustos femininos, que já viajaram pelo mundo. Esta exposição, "O Exercito de Terracota", pode ser visitada de 12 a 21 de Setembro, no Jardim do Padrão, em Castro Verde.
O Festival está de volta a Castro Verde!
"O Festival Sete Sóis Sete Luas, em 2008 na sua XVI edição, é promovido por uma Rede Cultural de 30 cidades de 9 diferentes Países: Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal.Realiza projectos de música popular, de teatro de rua, de artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura europeia e mediterrânea.Recebeu o apoio da União Europeia com os Programas Caleidoscópio, Cultura2000 e Interreg IIIB Medocc, pela dimensão europeia e qualidade cultural do projecto.Os Presidentes Honorários do Festival são os Prémio Nobel José Saramago e Dario Fo."
Este ano vai realizar-se a XI Planície Mediterrânica, sobre a qual vamos dar informação e levantar um pouco do véu sobre os grupos participantes, exposições, gastronomia, artesanato e outras actividades.
Subscrever:
Mensagens (Atom)